Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desvendando a Bíblia

Desvendando a Bíblia

Por que existem tantas religiões?

A palavra religião vem do latim religar. Passou haver necessidade de religião depois da queda do homem no jardim do Éden. Antes o homem vivia plenamente ligado em Deus por isso ele não precisava de religião (religação). Depois do pecado, o homem estava desligado de Deus, portanto, a partir daí, precisava de religação, ou seja, de religião.

Na maioria das vezes se confunde religião com denominação. São palavras que tem sons parecidos, mas com significados diferentes. Denominação é uma organização onde um grupo de pessoas acredita no mesmo ensino, enquanto que a religião é o que acontece dentro das pessoas. É a relação do homem com o Criador. Podemos até fazer parte de uma denominação e não sermos religiosos.
Para Deus, existem duas religiões apenas: a verdadeira e a falsa, a pura e a impura. Dizem as escrituras: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tiago 1:27). O apóstolo Tiago não fala de religiões puras e sem mácula, mas de apenas uma.
O grande problema da maioria dos religiosos é fundamentarem suas “crenças” em pessoas, organizações religiosas, em crenças individuais, que são fundamentos movediços. Isso as tornam impuras e com máculas. Todavia a religião verdadeira é fundamentada em Cristo. Como diz o apóstolo Paulo: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” (I Coríntios 3:11). É importante entender que não é visitando os órfãos e viúvas que iremos nos tornar religiosos autênticos. O fiel servidor de Cristo deverá praticar a visitação aos órfãos e viúvas, mas por amor àquele que o salvou, não para os tornar religiosos ou para os salvar.
O que precisa-se fazer para ter a religião verdadeira? Disse Jesus: “...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (São João 8:32). Precisa-se conhecer toda a verdade. Essa verdade para ser completa precisa ter todas as colunas que a compõe. Vejamos essas colunas da verdade.
a) Jeremias 10:10 - ”Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação”. O Senhor Deus, Ele é a verdade. Portanto, Ele é a primeira coluna da verdade.
b) São João 14:6 – “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Portanto, a segunda coluna da verdade é Jesus. Ele mesmo se denominou assim, pois Ele é a verdade..
c) I São João 5:6,7 – “Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade”. O Espírito Santo Ele é a verdade. O que o torna a terceira coluna da verdade.
d) São João 17:17 – “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. A palavra de Deus é a verdade. Assim sendo, ela se torna a quarta coluna da verdade.
e) Salmos 119:151,172 – “Tu estás perto, SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade”. Se a lei é também a verdade, ela se constitui a quinta coluna da verdade.
Portanto, para se ter toda a verdade deve-se aceitar todos os pilares dela que são: Deus o pai, Jesus, o Espírito Santo, toda a palavra de Deus e a lei de Deus.
Então por que existem tantas denominações se existe um só Deus? Na atualidade existem duas razões para existir tantos movimentos religiosos: o primeiro é porque as pessoas não querem segui toda a verdade. A maioria prefere aceitar apenas parte da verdade. Aquela parte que as agrada. Muitos aceitam a Bíblia, mas rejeitam a lei divina. Desta forma possuem apenas parte da verdade. Existem milhares de denominações que possuem ou aceitam apenas parte da verdade.
Outra razão porque existem tantas religiões é por que os fundadores delas querem poder. Em muitos casos, dinheiro.
Sabe-se da existência de igrejas evangélicas em que suas doutrinas são iguais ou semelhantes. Crêem nas mesmas doutrinas. Se crêem nos mesmos ensinos, porque houve necessidade de se criar outros ministérios? Com certeza toda a questão está relacionada ao poder. Na atualidade fundar uma nova igreja se tornou um negócio muito lucrativo. Já se fala por aí até em pequenas igrejas, mas grandes negócios.
Mas existe uma coisa interessante em todas elas: todas dizem possuir a verdade. Ninguém diz pregar a mentira.
Qual é a maneira de saber se a igreja prega toda a verdade? Verifique se ela possui todas as colunas da verdade.
Se você está realmente à procura da verdade, deve procurá-la em sua integridade. Mas o que deve uma pessoa procurar na religião verdadeira? Vejamos o que disse Jesus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (S. João 17:3). Portanto, se deve buscar na religião verdadeira a vida eterna. Se buscar qualquer coisa que seja diferente disso, está perdendo seu tempo. E esse tipo de vida só se encontra conhecendo a Jesus.
Quanto à denominação, o crente encontrará a religião verdadeira apenas na que guarda os mandamentos e tem a fé de Jesus. “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” (Apocalipse. 14:12). Nesse caso, os que possuem a religião verdadeira são chamados de santos. E não é qualquer pessoa, mas as que guardam os mandamentos e têm o testemunho de Jesus. E é contra eles que Satanás estará irado nos últimos dias. “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.” (Apocalipse. 12:17).
Pertencer ao povo de Deus dos últimos dias é um privilégio, mas também traz sacrifícios, pois estará contraindo inimizade com Satanás e seus seguidores.
O inimigo não está preocupado com os que possuem apenas uma parte da verdade, mas com aqueles que a possuem em sua totalidade.
Vimos que existem apenas duas religiões neste mundo, a verdadeira e a falsa. A que possui toda a verdade e a que possui apenas parte dela.
Pertencer a igreja que possui toda a verdade e praticar toda essa verdade implicará em inimizade contra Satanás ou seja, em perseguições.
Em qual igreja você quer estar, na que possui toda a verdade ou na que possui apenas uma parte dela?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.